O fisioterapeuta Gustavo Braga foi convocado para uma ação inédita entre o Comitê Olímpico do Brasil (COB) e a Confederação Brasileira de Judô (CBJ), que acontece em Pindamonhangaba\SP.
O projeto inédito reune 64 atletas de 12 a 14 anos, praticantes de Judô (o projeto já aconteceu com outros esportes, como atletismo, vôlei e natação) que se destacaram nos principais campeonatos de 2015 e que estão se preparando para os Jogos Olímpicos da Juventude e claro, os Jogos Olímpicos de 2024. Os atletas passarão por avaliações físicas, treinamentos, palestras e até uma oficina com o medalhista Olímpico Thiago Camilo.
Gustavo ministrará uma palestra para os atletas, além de avaliar e coletar dados importantes para a realização de um acompanhamento de longo prazo com os atletas. Entre os fatores avaliados está a relação antepé-retropé para acompanhar a evolução da postura dos pés dos atletas, sob a hipótese de que a prática de Judô leva a diminuição do arco plantar, podendo ser fator predisponente a lesões de membros inferiores nas fases onde a capacidade e demanda aumentam, como na categoria Junior (sub21).
As ações da fisioterapia foram destaques no site da Confederação Brasileira de Judô:
O evento já está aprovado para uma segunda edição em 2017.
Veja algumas fotos do dia a dia do projeto.