Imagem_Teorico_Conteudo

Conteúdo teórico:

PRÁTICA BASEADA EM EVIDÊNCIA – Evidências de alta qualidade, experiência clínica em cima dessas evidências e preferência do atleta. Foi em cima desse modelo que o fisioterapeuta e professor Gustavo Braga construiu o curso Atendimento Imediato do Fisioterapeuta no Esporte, mostrando que é possível alinhar resultado e ciência em prol dos atletas.

Atualização sobre as principais lesões ortopédicas e esportivas

O ponto alto do curso é a atualização sobre o tratamento das principais lesões ortopédicas e esportivas. Entorse de tornozelo, joelho, luxações acrômio-claviculares, traumas de cotovelo e mão… tudo baseado nas evidências atuais de alta qualidade como revisões sistemáticas e metanálises, além de artigos dos últimos 5 anos, disponíveis para o aluno em formato completo em um sistema on-line.

Diretrizes da Federação Internacional de Fisioterapia Esportiva

O fisioterapeuta está totalmente integrado ao meio esportivo, o trabalho com atletas deve obedecer as regras e diretrizes que foram desenvolvidas pelas IFSPT e que guiará o trabalho da fisioterapia esportiva daqui para frente. No curso abordaremos qual o novo papel do fisioterapeuta no esporte, da gestão às capacitação, baseado nessas diretrizes.

Gestão do esporte e de equipes

PROATIVIDADE, EMPOWERMENT, LIDERANÇA, ORGANIZAÇÃO, PROJETOS, METAS…
São palavras que devem fazer parte do dia a dia do fisioterapeuta.
O ministrante Gustavo Braga abre toda a sua experiência adquirida em 15 anos a frente da Clínica Moove, uma das maiores clínicas de fisioterapia ortopédica e esportiva de Belo Horizonte, com três unidades e amplamente envolvida em projetos institucionais,  sua formação em Gestão de Projetos, sua experiência prática de 13 anos como Gerente e Consultor de Operações Médicas da Confederação Brasileira de Judô, além da gestão durante os Jogos Olímpicos e Paralíticos RIO2016  além da coordenação do departamento de fisioterapia da Confederação Brasileira de Judô por 7 ano (2009 – 2016), serão um case de experiência única a ser compartilhado ao longo do curso.

 

Recursos Terapêuticos

Liberar o atleta ou o cliente o mais rápido possível para a prática esportiva, este é um dos lemas da fisioterapia esportiva.

Na parte teórica, atualizaremos o aluno para os novos conceitos de tecido Fascial e sua importância para o movimento e performance, aprofundaremos no complexo mecanismo neurofisiológico de atuação das terapias manuais como mobilizações e manipulações.

Discutiremos e faremos às práticas em cima de técnicas e terapias que possuem suporte nas evidências atuais e que irão permitir o reestabelecimento imediato do atleta. 
O aluno terá a oportunidade de conhecer a metodologia e praticar todas essas técnicas !!

 

Atualização em cima do atendimento emergencial e ressuscitação cardiopulmonar

Atualização das diretrizes da AHA (American Heart Association) a cerca de atendimento emergencial no esporte – Ressuscitação Cárdio Pulmonar e técnicas de remoção.