O fisioterapeuta Gustavo Braga possui uma história longa no esporte. Atleta de Natação e Judô durante infância e adolescência, teve o seu primeiro contato com a fisioterapia esportiva no 4 período de faculdade (2001), onde realizou estágio na equipe de Handball do clube Ginástico. Lá teve seus primeiros contatos com bandagens funcionais e atendimentos imediatos em quadra.

 

 

No 7 período (2003) ingressou no futebol, trabalhando por 2 anos e meio nas categorias de base do Clube Atlético Mineiro, neste período participou da implementação de um dos primeiros programas de prevenção de lesões do futebol Brasileiro, além da implementação do trabalho da fisioterapia durante a pré temporada do time.

Ao formar em 2004, recebeu o convite para coordenar a clínica Dr.Fisio em Belo Horizonte, empresa que tinha, entre os seus clientes a Confederação Brasileira de Triatlon.

Iniciou o trabalho junto a CBTRi e, no período de 3 anos que trabalhou junto à instituição, implementou o atendimento imediato e de recuperação do atleta pós prova, cobrindo mais de 20 provas em todo o Brasil incluíndo eventos internacionais, como o Pan Americano de Triatlon, além de prestar consultoria no Centro de Treinamento Olímpico em Vila Velha – ES. Realizou neste período, pós graduação em Fisioterapia Esportiva.

O fisioterapeuta se tornou sócio da Dr.Fisio em 2006 e recebeu o convite para trabalhar também, junto à Confederação Brasileira de Judô, inicialmente como Gerente de Operações Médicas dos eventos, tendo no curriculum, até o presente momento, mais de 50 campeonatos como gestor, incluíndo 2 Campeonatos Mundiais, 4 Grand Slams, 5 Copas do Mundo e dezenas de desafios internacionais e campeonatos nacionais. Experiência que rendeu o cargo de diretor de operações médicas do Judô durante os Jogos Olímpicos Rio2016 !

Em 2009 passou a trabalhar também junto a comissão técnica das categorias de base do Judô Brasileiro, realizando dezenas de viagens nacionais e internacionais em prol do atendimento imediato e da fisioterapia esportiva. Neste período a Dr.Fisio veio a se tornar MOOVE e um amplo trabalho na área de corrida de rua se iniciou, cobrindo o atendimento imediato de grande eventos em Belo Horizonte, incluíndo a Volta Internacional da Pampulha (2010 até o presente).

Em 2015, após processo licitatório, assumiu a coordenação do departamento de fisioterapia da base da Confederação Brasileira de Judô, pela clínica Moove e será o responsável pela prevenção e reabilitação de toda a base do Judô Brasileiro até 2017.

De 2009 a 2015, Gustavo procurou criar uma rede de parceiros internacionais, fisioterapeutas e treinadores, expandindo e abrindo portas para futuros projetos na área, criação de um grupo de pesquisa internacional e trocas de experiências.

Toda esta experiência com esporte, estudos e qualificação, rendeu ao fisioterapeuta a cadeira de professor de várias pós graduação, como a de Fisioterapia Esportiva da UFMG e Faculdade de Ciências Médicas, professor de Biomecânica do Esporte da Pós Graduação da Propulsão além aulas e palestras regulares em faculdades e universidades por todo o país.

Anúncios